BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Minha Entrevista com: Camilo Aggio


Camilo Aggio


     Com o intuito de saber um pouco mais sobre o mundo da internet como um grande meio de  distribuição de informação, foi realizada com os alunos do II semestre de Comunicação Social, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, uma entrevista coletiva com o pesquisador de campanhas online, mestrando em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom - UFBA), Camilo Aggio. 
   Ao ser questionado acerca das vantagens e desvantagens das novas tecnologias da comunicação nas campanhas eleitorais 2010, Camilo disse que não vê desvantagens nas campanhas online para os cidadãos, na medida em que grande parte da utilização que se tem feito de recursos e ferramentas ligados à internet por partidos e candidatos acaba por promover um maior número de informação política relevante como projetos, posicionamentos, e que sejam mais transparentes e tem possibilitado mais críticas dos eleitores.
     Para ele, a utilização das redes sociais não abrange apenas os jovens e não tem uma faixa etária definida. As pessoas que estão no twitter, e que desenvolvem conversas nas redes sociais em torno dos temas políticos eleitorais não são apenas jovens. Todo mundo que está ali na internet, que utiliza das redes sociais ou consome informação através dos portais de informação são afetados por um volume muito maior de informação que não parte apenas das campanhas nem dos veículos de informação, mas de comentários que se fazem e das informações que se produzem em blogs independentes e que são divulgadas e propagadas através das redes sociais.
     A respeito dos cuidados que os candidatos devem ter ao usar os meios de comunicação para divulgar as propostas, o entrevistado afirma que a internet possibilita que os partidos e candidatos tenham controle total e absoluto sobre o tempo e espaço que utilizam para tratar de política e propostas públicas. Tem uma utilização muito íntima ainda e também tem haver com a nossa futura política que ainda não exigimos que as propostas fossem bem detalhadas, bem explorados. Eles devem tomar todo cuidado possível.
     A presença de Camilo Aggio na universidade foi importante para que os estudantes pudessem perceber o espaço que as redes sociais podem ocupar na sociedade, principalmente no campo da política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário