BLOGGER TEMPLATES + TUMBLR LAYOUTS + TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Artigo


    Em Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo publicado em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração.         
    Entre leigos, é comum confundir artigo com matéria e tratar ambos os termos como sinônimos, o que é um erro. Tampouco é sinônimo de coluna, que se caracteriza por ser um espaço permanente reservado para textos do mesmo autor. Articulistas, em geral, não são jornalistas.
     Os artigos contêm comentários, análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor. Há artigos tanto na mídia impressa (jornais, revistas) quanto em rádio e televisão.
     Muitas vezes, os artigos não refletem necessariamente a opinião do jornal, e as empresas costumam não assumir responsabilidade por eles.
   No Brasil, não é mais obrigatório possuir diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, mas qualquer pessoa pode ser articulista, independentemente da formação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário