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segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Editorial

Os editoriais são textos de um jornal em que o conteúdo expressa a opinião da empresa, da direção ou da equipe de redação, sem a obrigação de se ater a nenhuma imparcialidade ou objetividade. Geralmente, grandes jornais reservam um espaço pré-determinados para os editoriais em duas ou mais colunas logo nas primeiras páginas internas. Os boxes dos editoriais são normalmente demarcados com uma borda ou tipologia diferente para marcar claramente que aquele texto é opinativo, e não informativo. Editoriais maiores e mais analíticos são chamados de artigos de fundo. O profissional da redação encarregado de redigir os editoriais é chamado de editorialista. O editorial é dirigido por um redator que não trabalha no setor de notícias.
Segundo Barbosa & Rabaça (2001, p. 255), o editorial pode ser definido como um “texto jornalístico opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura, referente a assuntos ou acontecimentos locais, nacionais ou internacionais de maior relevância”. Na maior parte dos jornais nacionais, estaduais e regionais o editorial vem publicado na página 2.
Marques de Melo (2003, p. 103-104), aponta que o editorial “é o gênero jornalístico que expressa a opinião oficial de empresa diante dos fatos de maior repercussão no momento”. O mesmo autor, entretanto, aponta que a natureza do editorial como “porta-voz” da empresa jornalística precisa ser melhor compreendida e definida.
Dessa forma, é preciso considerar que o editorial não reflete a “opinião da empresa”, mas dos “diferentes núcleos que participam da propriedade da organização”.

Editorial da Revista Teen Vogue

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